FIRST® LEGO® LEAGUE NO MARANHÃO Tema da Temporada

Das máquinas que nos movem aos alimentos que nos sustentam, a energia desempenha um papel essencial para manter nosso mundo funcionando. Durante a temporada 2022-2023 do nosso Torneio SESI de Robótica, FIRST® LEGO LEAGUE SUPER POWERED apresentado pela Qualcomm, nossas equipes vão reimaginar o futuro da energia sustentável e impulsionar suas ideias. A inovação não pode esperar!

Lançada oficialmente em agosto DE 2022, em parceria com a empresa Qualcomm, a nova edição das competições da FIRST será cheia de energia, como o próprio nome já diz. As equipes de FIRST LEGO League (FLL)  terão a missão de reinventar o futuro da energia sustentável e impulsionar suas ideias.  

O tema aborda os desafios globais relacionados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 das Organização das Nações Unidas (ONU), que busca “assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia”, “aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global” e “dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética “acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia”.  

Na FLL, os competidores são avaliados não só pela construção, programação e desempenho do robô nas missões, como também pelos valores que a equipe carrega e transmite durante a competição e pela solução inovadora que apresentam dentro da temática da temporada. Somados, esses critérios levam ao prêmio principal, o Champion’s Award.  

Neste ano, o tema é Super Powered, ligado à área de energias. No projeto de inovação, que é uma das categorias pelas quais as equipes são avaliadas, os alunos deverão desenvolver soluções para as diferentes fontes energéticas, como vapor, óleo, gás, água, vento, sol e nuclear; e inovar na forma de produzir, distribuir, armazenar e transmitir. 

FIRST® LEGO® League Como funciona?

O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) é um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. Participarão 49 equipes de escolas públicas e privadas do MA, PB, PI e TO com 2 a 10 integrantes + 2 técnicos.